Ana Moser
VÔLEI

Considerada uma das maiores atacantes da história do vôlei, Ana Beatriz Moser integrou a seleção que trouxe a primeira medalha olímpica para o Brasil no vôlei feminino, o bronze nos Jogos de Atlanta/1996. Após 15 anos nas quadras, criou em 2001 o Instituto Esporte & Educação, que desenvolveu e dissemina uma metodologia de esporte educacional, com o objetivo de ampliar e qualificar a prática de educação física e esporte em todo o Brasil. Empreendedora social com várias premiações (Fellow Ashoka, Rede Empreendedores Sociais Folha, Trip Transformadores) e sócia fundadora do Todos pela Educação, da Atletas pelo Brasil e da REMS (Rede de Esporte pela Mudança Social). Foi a vencedora do Aprendiz Celebridades 2014, reality show de negócios apresentado por Roberto Justus na Rede Record, conquistando ainda mais visibilidade e recursos para seu trabalho social.

História
Ana Moser começou a jogar vôlei aos 7 anos de idade e com apenas 16 anos transferiu-se para São Paulo, após ter sido convocada pela primeira vez para a seleção brasileira infanto-juvenil. Conquistou o ouro no Sul-Americano de Vôlei Sub-18, em Santiago (Chile), e no Sul-Americano de Vôlei Sub-20, em Iquitos, ambos em 1984, além do ouro no Mundial de Vôlei Sub-20 em Seul (Coréia), em 1987. No mesmo ano, estreou na seleção adulta em 1987.

Entre as vitórias com a seleção brasileira, tem, além do bronze olímpico, a medalha de prata no Mundial de Vôlei de 1994, em São Paulo, uma prata (1995) e um bronze (1999) na Copa do Mundo de Vôlei, no Japão, prata nos Jogos Pan-Americanos de Havana/1991, além de três ouros (Xangai/1994, Xangai/1996, Japão/1998) e duas pratas (Xangai/1995, Yuxie/1999) em Grand Prix.

Em clubes, Ana atuou pelo Transbrasil, Sadia, Colgate/São Caetano, Leite Moça/Sorocaba, Mizuno/Uniban, Dayvit/Barueri, Universidade de Guarulhos e BCN/Osasco. Venceu duas vezes o Mundial de Clubes, com o Sadia (1990) e o Leite Moça/Sorocaba (1994).

Ana Moser desenvolveu em 1998 um projeto de formação de atletas baseado no ensino de voleibol em escolas públicas e privadas do Brasil, inspiração para o Instituto Esporte & Educação, criado e presidido por ela. Em maio de 2009, entrou para o Hall da Fama do Voleibol. A ex-atleta também atua como comentarista de jogos pela ESPN Brasil e TV Bandeirantes.