MAURÍCIO SHOGUN
MMA

"Mauricio "Shogun" Rua, Brasileiro de 32 anos, é reconhecido por toda a critica especializada como um dos maiores lutadores a competir em eventos de MMA (Mixed Martial Arts) em toda a história desse esporte. Dono de uma técnica invejável, força fisica, e uma frieza dentro dos ringues e octógonos que impressiona até os adversários, Shogun tem na sua diversidade de estilos e técnicas talvez a sua maior arma. Não é pra menos, o jovem atleta natural de Curitiba é dono de uma faixa-preta no Jiu Jitsu, luta que transcorre na sua maioria no solo, e também no Muay Thai, luta que se caracteriza por golpes traumáticos como socos e chutes, toda disputada de pé. Com origem na mundialmente famosa academia Paranaense Chute Boxe, o atleta rapidamente consagrou-se conquistando três vitórias consecutivas no então maior evento Brasileiro de MMA, o MECA, realizando então à sua estreia internacional no IFC nos EUA ainda com 22 anos. Mais impressionante que a jovem idade, era o fato de Rua ter começado a dedicar-se ao MMA com afinco já aos 20 anos, tendo uma Ascenção meteórica, nunca antes vista e que atestava o seu enorme e incomum talento.

A prova e a consagração veio então, e rapidamente, no maior evento de MMA do Mundo da época, o PRIDE, disputado no Japão. O então já fenômeno Mauricio "Shogun" tomou a terra do sol nascente de assalto, e numa sequência impressionante de oito vitórias seguidas acabou comocampeão do PRIDE GP 2005, ainda aos 23 anos, o torneio mais temido e disputado no mundo da modalidade. Para um atleta tão jovem, as glórias e obstáculos estavam apenas começando, e em 2007 o mundo do MMA viu uma mudança de rumos, com o crescimento do UFC, adquirindo o então líder de mercado PRIDE, e tornando-se um gigante mundial, elevando o MMA para patamares nunca antes imaginados, e liderando ano após ano desde então os rankings de vendas de Pay Per View e audiência qualificada na América do Norte. Hoje transmitido em mais de 140 países em alguma forma, o UFC é uma realidade global, com seus eventos sendo realizados constantemente em países como EUA, Canada, Inglaterra, Alemanha, Austrália, Japão, Suécia e até no Brasil, entre outros. Sendo assim, naturalmente esse novo desafio se apresentou na carreira do Curitibano, que mais uma vez mostrou todo seu talento e capacidade, e escreveu seu nome de uma vez por todas na história do esporte, sagrando-se em 2010, no UFC 113, oCampeão Mundial da categoria Meio-Pesado, a mais tradicional e disputada do MMA.

Enfrentando mais um revés em sua carreira, com a perda de seu cinturão de campeão em Março de 2011 após longo tempo fora das disputas, "Shogun" demonstrou mais uma vez seu poder de superação voltando em grande estilo no UFC RIO, realizado em Agosto desse ano, conquistando uma vitória empolgante por nocaute ainda no primeiro round frente ao americano Forrest Griffin, e arrancando gritos da torcida em coro de "O Campeão voltou" em um dos momentos mais marcantes da noite inesquecivel na arena do Rio de Janeiro. Posteriomente, ainda completando o ano de 2011, Mauricio protagonizou ao lado do lendário atleta Dan Henderson a melhor luta do ano, em uma batalha épica e controversa que viu cinco rounds de intensa e emocionante ação, culminando com uma vitória apertada por pontos do americano, muito contestada pela crítica, fãs e até promotores do evento. Ao longo dos dois próximos anos uma sequência de lutas no UFC seguiu, culminando com um espetacular prêmio de "Nocaute da Noite" no UFC Brisbane, na Austrália em Dezembro de 2013 e o prêmio de "Luta da Noite" na tão esperada revanche contra Dan Henderson encabeçando o UFC Natal no dia 23 de Março de 2014.

Em um dos raros casos de uma carreira sólida que atravessa momentos diversos da história do MMA, passando pelo Japão até chegar ao atual cenario de força nos EUA e aspecto genuinamente global do esporte, Mauricio Rua prova que seu talento natural, carisma e força de vontade o credenciam como um dos maiores nomes da historía desse esporte, com conquistas de relevancia inegavel, e ainda com um futuro enorme pela frente! "